Nasofibrolaringoscopia

O que é nasofibroscopia?

O que é nasofibroscopia?

A nasofibroscopia é um procedimento médico endoscópico que tem como objetivo avaliar a cavidade nasal até a laringe, um pouco abaixo das cordas vocais. Esse procedimento permite ver a mucosa e as estruturas dessa região. Para a realização desse exame, é utilizado um aparelho conhecido como nasofibroscópio.

O que é nasofibroscópio?

O nasofibroscópio é um aparelho que é composto por um tubo rígido ou flexível, pelo qual passa uma fibra ótica. Na extremidade desse equipamento é passada uma câmera capaz de visualizar o interior do nariz e, assim, possibilitar a transmissão das imagens para um monitor, as quais podem ser gravadas. 

Existe também a nasofibroscopia flexível, um exame realizado pela introdução de uma fibra ótica flexível extremamente fina (de 2,2mm a 3,6mm de diâmetro), que possui uma superfície lisa e não aderente, em cada uma das fossas nasais separadamente para visualização das estruturas supracitadas. Quando utilizado, o nasofibroscópio deve ser submetido a uma limpeza rigorosa com detergente neutro líquido, com ou sem enzimas, seguido da aplicação de álcool a 70%.

Qual o objetivo da nasofibroscopia

A nasofibroscopia tem como principal objetivo captar alterações na cavidade nasal, tais como, desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores, hipertrofia de adenoide, sinusite, tumores nasais, entre outros. 

Ela também percorre a rinofaringe, orofaringe, hipofaringe e laringe, principalmente quando o procedimento é realizado com um tubo flexível, o que proporciona ao profissional da saúde maior facilidade ao estabelecer um correto diagnóstico e tratamento de uma infinidade de doenças das vias aéreas superiores, tais como roncos, apneia do sono, rinites, sinusites, lesões/tumores de nariz e garganta, entre outros.

Como o exame de nasofibroscopia é realizado?

Esse procedimento pode ser realizado em adultos ou em crianças de qualquer idade, não sendo necessário nenhum tipo de procedimento ou preparo anterior. A nasofibroscopia é exame indolor, porém ocorre um pequeno desconforto, ocasionando uma certa “pressão dentro do nariz”. 

Pode ocorrer, náuseas ou vômitos, porém são raras as situações. Para minimizar esse inconveniente, recomenda-se que seja feito um jejum de duas horas antes do exame, o que deve ser feito em todas as idades.Em pacientes muito ansiosos, o procedimento pode ser feito com uma anestesia local, com uma ligeira indução hipnótica por medicamento oral ou injetável. O exame é realizado em cerca de quinze minutos.